quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Angústia

Não existe nada pior nesse mundo do que o sofrimento de uma criança. Elas são especiais, inocentes, puras, vem ao mundo por um desejo dos outros (ou divino?), o fato é que não é pela sua própria vontade. Elas não pedem pra nascer, mas nascem. E nascem nos mais diversos ambientes, família que a ama, família que a odeia, gente boa, gente ruim, casa rica, casa pobre, nascem na rua, na prisão, na guerra... e sofrem, sofrem muito.

Me angustia pensar que nesse momento, enquanto estou aqui sentada, tomando meu café, nesse exato momento, em algum lugar no mundo, tem uma criança com fome, com sede, apanhando, sendo estuprada, sentindo dor, humilhação, tristeza. E eu continuo aqui, no meu mundinho feliz, sem poder fazer nada pra amenizar o sofrimento delas. Eu posso fazer alguma coisa pelas crianças próximas a mim, minha filha, minha sobrinha, vizinhas, amigas da escola, mas isso é muito pouco perto do que as milhares de crianças desse mundo passam diariamente.

Eu acredito muito em Deus e rezo por essas crianças, mas isso também é pouco. Me sinto culpada por não fazer mais. Eu tive a sorte de nascer numa boa família, minha filha e sobrinhas tiveram a mesma sorte. Mas será que é sorte mesmo? Então por que os outros bebês também não tiveram a mesma sorte? O que determina que aquele bebê tem que nascer naquele lugar, naquela família? O que determina seu sofrimento?

É... provavelmente nunca terei respostas pra essas perguntas. O que não me impede de continuar questionando, só não sei a quem.

Só sei de uma coisa, eu preciso fazer mais pelas crianças. Me sinto na obrigação de fazer isso. Até hoje sempre encontro desculpas pra não fazer isso, falta de tempo, preciso ficar com a minha filha, preciso trabalhar, preciso estudar... mas o tempo não para, ele continua passando, as crianças continuam precisando de ajuda. Definitivamente, não há mais desculpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário